Results for 'Denise dos Santos Rodrigues'

1000+ found
Order:
  1.  15
    Os sem religião nos censos brasileiros: sinal de uma crise do pertencimento institucional (The without religion in Brazilian census: sign of a crisis of affiliation)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n28p1130. [REVIEW]Denise dos Santos Rodrigues - 2012 - Horizonte 10 (28):1130-1153.
  2.  22
    O caso dos judeus laicos: a complexidade das identidades étnicas e religiosas nas classificações censitárias (The Jewish Laic: the complexity of the ethnic and religious identities in the census classifications) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1525. [REVIEW]Denise dos Santos Rodrigues - 2013 - Horizonte 11 (32):1525-1550.
    Este artigo avalia o impacto das transformações da contemporaneidade em religiões tradicionais como o judaísmo, cujos membros podem assumir uma faceta secular, interferindo no monitoramento de sua presença num território. A restrição da classificação censitária de certos grupos étnicos unicamente ao quesito religião pode confundir a interpretação das oscilações de certos grupos, uma vez que pode camuflar sua real representatividade numérica. Lembramos que um membro de um grupo étnico pode sentir-se livre para assumir uma identidade religiosa diferente de sua etnia (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  48
    Os sem religião nos censos brasileiros: sinal de uma crise do pertencimento institucional (The without religion in Brazilian census: sign of a crisis of affiliation) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1130. [REVIEW]Denise dos Santos Rodrigues - 2012 - Horizonte 10 (28):1130-1153.
    Este artigo apresenta a evolução e a consolidação da categoria de pessoas que se declaram sem religião nos recenseamentos brasileiros desde a década de 1960. Embora este grupo tenha sido apresentado como se fosse homogêneo, os resultados de nossa pesquisa revelaram um grupo claramente heterogêneo, composto por tipos diferenciados de indivíduos e atitudes: daqueles aparentemente secularizados àqueles que misturam diferentes modelos de religiosidade, reproduzindo algumas das principais tendências dos tempos atuais, movidos por uma intensa reflexividade que desafia os dogmas e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    A contribuição da literatura infantil no processo de construção da identidade étnico-racial na educação infantil.Denise Carvalho Dos Santos, Soraya Mendes Rodrigues Adorno & Izanete Marques Souza - 2021 - Odeere 6 (2):280-296.
    Este trabalho objetiva analisar a contribuição da literatura infantil no processo de construção da identidade étnico-racial na educação infantil e discutir as representações de crianças negras nas histórias infantis. Pretendeu-se também discutir a importância de se trabalhar literatura com temáticas voltadas às relações étnico-raciais na educação infantil. A metodologia utilizada foi a análise cultural das obras literárias infantis “Betina” e “Makeba vai à escola” a partir da revisão bibliográfica de autoras negras, como: Nilma Lino Gomes e Ana Fátima Cruz dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Foreword: the philosophy of memory today.César Schirmer Dos Santos & Tiegue Vieira Rodrigues - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):3-7.
  6.  17
    A ironia como zona de confronto entre diferentes vozes/dizeres em comentários do Facebook.André Cordeiro dos Santos, Girllaynne Gleyca Bezerra dos Santos Marques & Siane Gois Cavalcanti Rodrigues - 2019 - Bakhtiniana 14 (1):28-50.
    RESUMO Neste artigo, partindo de discussões da ironia como estratégia discursiva, propomo-nos a analisar se, e como, a ironia serve de zona de diálogo e de tensão entre diferentes vozes/dizeres, evidenciando-se como um discurso de resistência da mulher. Para tanto, partimos do entendimento de linguagem do chamado Círculo de Bakhtin e das discussões sobre ironia como estratégia discursiva, além de considerações sobre a chamada cultura do estupro e os mitos a ela relacionados. Tomamos como corpus comentários de mulheres nos quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Gênero mulher negra: como (re)existir?Jorge Luís Rodrigues Dos Santos & Tatiana Costa de Souza Pereira - 2020 - Odeere 5 (10):157-181.
    O que é ser “mulher”? Como se reconhece alguém que se identifica como mulher? Há diferenças entre mulheres? O significado da palavra mulher “do latim mulĭer, uma mulher é uma pessoa do sexo feminino. Trata-se de um termo que se utiliza em contraste a homem, conceito que nomeia o ser humano do sexo masculino”. A construção da mulher parece depender da existência do homem, a quem se opõe. Mulher: “pessoa do sexo feminino que já tendo chegado à sua puberdade ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    Claude Lefort: da invenção democrática ao empreendimento totalitário.Luciana Rodrigues dos Santos - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    O interesse de Lefort pelos direitos humanos se dá pelo seu significado simbólico e, consequentemente, pela forma como tais direitos se tornaram constitutivos da sociedade política a ponto de serem considerados pilares de sustentação do regime democrático. Ao pensar os direitos a partir de seu caráter simbólico, Lefort compreende a possibilidade das mudanças sociais a partir das reivindicações geradas pela representação social dos diversos modos de existência.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Implantação de usinas hidrelétricas em Santa Catarina: impactos na saúde da população atingida.Simone Cristine dos Santos Nothaft, Denise Catarina Andrioli, Junir Antonio Lutinski, Márcia Grisotti, Guilherme Farias Cunha & Maria Assunta Busato - 2021 - Aletheia 54 (2):55-66.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    O estranhamento como matriz estética em Brava Gente Brasileira, de Lúcia Murat -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.811.Cássio Dos Santos Tomaim & Valquiria Rodrigues Reis Tomaim - 2013 - Diálogos (Maringa) 17 (3).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    O estranhamento como matriz estética em Brava Gente Brasileira, de Lúcia Murat -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.811.Cássio Dos Santos Tomaim & Valquiria Rodrigues Reis Tomaim - 2014 - Dialogos 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Um socialismo levinasiano: ou da assinatura ético-socialista da experiência do cativeiro de Emmanuel Levinas.Tiago dos Santos Rodrigues - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):161-185.
    Este artigo realiza uma incursão sobre os cadernos que Emmanuel Levinas escreveu durante o período que esteve em cativeiro em poder dos hitleristas, os chamados cadernos do cativeiro. Nossa análise terá por base, além destes cadernos, algumas observações que a filósofa portuguesa Fernanda Bernardo teceu sobre esse material levinasiano. Nossa hipótese é de que, conforme expressão de F. Bernardo, a assinatura ético-metafísica que Levinas gestou no seu período de cativeiro pode ser melhor entendida enquanto uma assinatura ético-socialista, ou seja, sustentaremos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Ilan Gur-Ze’ev e o professor improvisador: a import'ncia da educação continuada de educadores na escola pública // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.3. [REVIEW]Alexandre Guilherme, Denise Dalpiaz Antunes & Lucas Rech dos Santos - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):436-457.
    Neste artigo aponta-se para uma importante contribuição que o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio introduz no campo da educação, quer dizer, a possibilidade de constituição do professor-improvisador, tão defendido por Ilan Gur-Ze’ev. Como resultado desta pesquisa empírica com análise qualitativa de dados mostra-se que, sem o apoio de tais ações, a oportunidade de os indivíduos expandirem suas capacidades críticas é reduzida, comprometendo o potencial para o surgimento e/ou revelação desse professor improvisador, crítico e encorajador da crítica. Ainda: busca-se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.Denilson Marques dos Santos, Denise Marques dos Santos & Beleni Salete Grando - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021041.
    How is religion experienced in public institutions? In schools is there respect for the various religions or do teachers legitimize their own beliefs? To understand these issues we participated in religious education classes, we interviewed teachers and servants of the city hall and city hall. From the results we can point out: The symbols and religious practices are present in public spaces, where one should excel in the principle of laicity; in the Teaching of Religion, in general, prevails to the (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  3
    Judicialização da Política e Democracia – Uma Análise a Partir de Chantal Mouffe e Mark Tushnet.Daniel dos Santos Rodrigues - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (1):100.
    O artigo rediscute, a partir das teorias da hegemonia de Chantal Mouffe e dos diálogos institucionais de Mark Tushnet, os fenômenos da judicialização da política (o político invadindo “indevidamente” o jurídico) e do ativismo judicial (o jurídico invadindo “indevidamente” o político). Contesta a concepção usual de que o judiciário teria a “última palavra” na interpretação jurídica e defende uma maior proteção da democracia, pois é esta, não o judiciário, que, em última instância, protege os direitos. Conclui-se que, para sua maior (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  41
    Disability life expectancy for the elderly, city of são Paulo, Brazil, 2000: Gender and educational differences.Mirela Castro Santos Camargos, Carla Jorge Machado & Roberto Do Nascimento Rodrigues - 2007 - Journal of Biosocial Science 39 (3):455-463.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  17.  82
    Study of Geometric Illusory Visual Perception – A New Perspective in the Functional Evaluation of Children With Strabismus.Juliana Tessari Dias Rohr, Cassiano Rodrigues Isaac, Adriano de Almeida de Lima, Ana Garcia, Procópio Miguel dos Santos & Maria Clotilde Henriques Tavares - 2022 - Frontiers in Human Neuroscience 16.
    Despite the various perceptual-motor deficits documented in strabismus, there is a paucity of studies evaluating visual illusions in patients with strabismus. The aim of this study was to examine how the illusionary perception occurs in children/adolescents with strabismus with referral for surgery to correct ocular deviations. A controlled cross-sectional study was carried out in which 45 participants with strabismus and 62 healthy volunteers aged 10–15 years were evaluated. The behavioral response to three geometric illusions [Vertical-Horizontal illusion, Müller-Lyer illusion and Ponzo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    A afirmação da finitude como possibilidade para a responsabilização do desejo: notas a partir de Heidegger e Lacan.Renato dos Santos & Juliana Rodrigues Dalbosco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):215-225.
    O propósito deste artigo é o de evidenciar de que forma a afirmação de ser ser-para-a-morte de Heidegger pode ser entendido como condição de possibilidade para a responsabilização do desejo conforme formulado pela psicanálise lacaniana. Primeiro, descreve-se a estrutura do Dasein heideggeriano, bem como seus existenciais. Em seguida, analisa-se o uso e o sentido da noção de desejo em Lacan. Tanto numa existência autêntica, quanto num final de análise, onde o sujeito sabe lidar com suas perdas, diante da angústia, ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  11
    Interação mãe-bebê: comparação entre situação lúdica e de cuidado.Luiza Machado dos Santos & Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues - 2022 - Aletheia 55 (2):45-65.
    As características do ambiente no qual o organismo é exposto podem exercer influências que favorecem ou prejudicam seu desenvolvimento. A família pode ser considerada como o primeiro grupo social com o qual a criança interage e exibe papel privilegiado neste processo. O presente estudo pretendeu descrever e comparar a interação entre as díades mãe-bebê em situação lúdica e na troca de fraldas. Participaram 20 mães de bebês de quatro a seis meses de idade. Para a codificação das interações utilizou-se o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Embate Discursivo e Quebra Do Contrato Parresiástico Em Electra, de Eurípedes.Denise Gabriel Witzel & Nathalia Santos Camargo - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    Na tragédia de Eurípides, Electra, ganha relevo um embate discursivo entre Electra e sua mãe Clitemnestra, no qual ocorre uma subversão do contrato parresiástico, segundo Foucault (2007). Focalizando precisamente essa subversão, propomo-nos retornar a uma história das mulheres na Grécia Antiga, a fim de compreendermos os atravessamentos que essas mulheres têm em suas relações com as verdades, rituais, preceitos e condutas que, por sua vez, são indicativos de suas construções enquanto sujeitos. PALAVRAS-CHAVE: Discurso, História das Mulheres, Parresía.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  42
    Resenha: ASSIS, João Marcus Figueiredo; RODRIGUES, Denise dos Santos . Cidadania, movimentos sociais e religião: abordagens contempor'neas. [REVIEW]Jair Souza Leal - 2014 - Horizonte 12 (35):1036-1042.
    Review ASSIS, João Marcus Figueiredo; RODRIGUES, Denise dos Santos . Cidadania, movimentos sociais e religião: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Educational games and responsiveness: playfulness, reading comprehension and learning.Nukácia Meyre Silva Araújo, Fernanda Rodrigues Ribeiro & Suellen Fernandes dos Santos - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):4 - 23.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  18
    Repercussões sobre o fim da Guerra do Paraguai, na Argentina, no Uruguai e no Brasil.Marcelo Santos Rodrigues - 2015 - Dialogos 19 (3):1065-1084.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  56
    Bioethical analysis to the therapeutic use of Cannabis: Integrative review.Selene Cordeiro Vasconcelos, Antonia Oliveira Silva, Maria Adelaide Silva Paredes Moreira, Analine de Souza Bandeira Correia, Ana Luisa Antunes Gonçalves Guerra, Adrielle Rodrigues dos Santos & Iracema da Silva Frazão - 2019 - Nursing Ethics 26 (1):96-104.
    Introduction:Despite being considered as a contravention under some countries’ legislation, the therapeutic use of Cannabis sativa has been growing in Brazil, due to the promising results observed in many pathologies. Such a scenario has fostered the need to deepen discussions on the subject and possibly revise legislation governing the substance use and access.Objectives:Identify the types of stigma related to the therapeutic use of Cannabis and describe the strategies people use to overcome stigma.Methods:This integrative review was carried out in the databases (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  22
    Strategy implementation for the 2030 agenda: Insights from Brazilian companies.Adriana Cristina Ferreira Caldana, Larissa Marchiori Pacheco, Marlon Fernandes Rodrigues Alves, João Henrique Paulino Pires Eustachio & Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos - 2021 - Business Ethics, the Environment and Responsibility 31 (2):296-306.
    While firms' engagement with Corporate Social Responsibility has been associated with positive performance impacts, little is known about the incorporation of the United Nations 2030 Agenda into business practices. Precisely, although the literature suggests that firms are pursuing the Sustainable Development Goals (SDGs), there are limited insights on their strategy to implement them in the context of developing countries. To address this gap, we conducted a comprehensive large-scale investigation of 2030 Agenda adoption by Brazilian companies. Accordingly, the analysis of our (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem.Nukácia Meyre Silva Araújo, Fernanda Rodrigues Ribeiro & Suellen Fernandes dos Santos - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):4-23.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Travessias clandestinas: Entre as fronteiras da esperança.Ester Fátima Vargem Rodrigues & Acácio Sidinei Almeida Santos - 2017 - Odeere 4:110.
    O artigo aborda a diáspora forçada de africanos ao Brasil por fatores econômicos, políticos, sócio cultural e psíquico, desencadeado por ações do FMI e Banco Mundial. O tratamento desumano que recebem, o crescente número de crianças e adolescentes invisibilizados que sonham com um imaginário de vida melhor no Brasil, como o “pais do futebol”, e/ou uma passagem provisória para chegar ao primeiro mundo em países considerados de colonização europeia como EUA ou Canada. O artigo provoca reflexões sobre a força da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    Análise do gênero epístola bíblica à luz dos estudos linguísticos contempor'neos.Abner Eslava da Silva, Willian Freitas Rodrigues, Caroline Kretzmann & Rosane de Mello Santo Nicola - 2024 - Bakhtiniana 19 (1):e63539p.
    ABSTRACT The article aims to examine the behavior of contemporary speech genre theory in the analysis of Pauline epistles. The genre of letters is conceived within its original communicative purpose, limited to sender and receivers, whereas the epistle refers to the letter read outside of its original context, considered as literature. The research corpus is composed of the Corinthian epistles of the New Testament, which are accepted as authored by the Apostle Paul. They are selected due to their shared audience, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Ação Coletiva Política e Luta Por Reconhecimento: A Atuação da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) Na Defesa de Outras Modalidades de Famílias.Elias Santos Serejo, Danila Cal & Leandro Rodrigues Lage - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):85-105.
    A Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) é uma entidade que luta pelo reconhecimento das populações cujo núcleo é formado por sujeitos LGBTQIA+. A instituição busca representar os anseios e expectativas dessas famílias em diferentes âmbitos sociais, assim como combater os desrespeitos e preconceitos advindos de um sistema heterossexista. Este trabalho busca compreender como a Abrafh mobiliza as dimensões do afeto e da solidariedade na luta política. Para isso, entrevistamos quatro representantes do primeiro conselho diretor. Por meio de uma análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Folksonomia no contexto LGBTQIA+.Sergio Rodrigues de Santana, Raimunda Fernanda Santos, Maytê Luanna Dias de Melo & Carla Daniella Teixeira Girard - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):151-173.
    Tem como objetivo refletir acerca do preconceito e da discriminação no âmbito das práticas colaborativas de representação de conteúdos por meio da Folksonomia. A pesquisa possui caráter qualitativo e a hermenêutica enquanto método, aliado à interdisciplinaridade de campos e de teorias. Quando não considerados no âmbito da Folksonomia, o preconceito e a discriminação emergem como uma gap epistêmica, uma vez que ambos podem se apropriar da Folksonomia para prosperar. Destaca que a Folksonomia não pressupõe a imposição de regras para a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  56
    A dor psíquica na trajetória de vida do paciente fibromiálgico.Rute Grossi Milani, Leonardo Pestillo de Oliveira, Vilma Rodrigues Santos & Irineu Miguel Pauluk - 2012 - Revista Aletheia 38:55-66.
    A fibromialgia é uma síndrome crônica, não inflamatória caracterizada por dores musculoesqueléticas difusas e pela presença de pontos dolorosos em determinadas regiões do corpo "Tender Points". Seu diagnóstico é clínico, não havendo alterações laboratoriais específicas. O enfoque deste trabalho é co..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  15
    A obra de arte: verdade e pandemia.Thaís Aparecida Ferreira dos Santos - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (6):3.
    No presente artigo pretendemos descrever os conceitos heideggerianos apresentados no ensaio A origem da obra de arte, no qual o filósofo alemão destaca que o campo instaurador da obra de arte é a verdade. Para tanto, reconstruiremos os passos argumentativos realizados por Heidegger na investigação da origem da obra de arte, a saber, a coisa, o utensílio e a obra. E, por fim, mostraremos que a verdade em Heidegger se dá no embate entre Terra e Mundo, que se caracterizam pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  23
    Produções Imagéticas: Uma Pesquisa No Modo Criança.Vanderleia de Lourdes Rodrigues Lopes de Oliveira & Bianca Santos Chisté - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-24.
    This article is part of a research project guided by a methodology for the production of images by children from 2 to 6 years old, developed in the Zona da Mata, in Rondônia. Children's filmic and photographic image productions inspired this inquiry, and suggest a novel way of thinking about children, childhood and research. Based on the questions, What can children's image productions tell us in a survey carried out in periods of social isolation? and What do children’s representations tell (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Images of national religious practice in altarpieces of the Baixo T'mega and the Vale do Sousa.José Carlos Meneses Rodrigues - 2010 - Cultura:25-39.
    O pintor tem espaço nos retábulos maneiristas, diminuindo o seu desempenho a favor do entalhador, à medida que o programa do Barroco Nacional se impõe na arte da talha. Em Portugal, nos séculos XVII e XVIII, definem-se os ofícios com fronteiras frágeis. Entalhador pode significar escultor, imaginário ou ensamblador – assim como o dourador é mencionado, muitas vezes, como pintor e estofador, numa polivalência artística notável. Cabe ao imaginário, na gramática barroca, apropriar-se dos espaços intercolúnios, entre outros, para cumprir as (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    Literature From The Margins: a study on the relevance of zines.Nathalia Rodrigues de Carvalho & Fernanda Martinez Tarran - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):241-270.
    The scope of this research is to study the zine, which is a handmade booklet. The purpose is to reflect on what the zine is, discussing its format, reflecting on where it is inserted in the publishing market and what its cultural relevance is. This study is a theoretical and bibliographic research with a qualitative approach. We analyze three zines – Geração Beat, by Renato Alessandro dos Santos, O Ceifador de Privilégios, by Arthus Mehanna, and Libertemo-nos, by Melina Bassoli (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  74
    Metamorfoses Do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos E Metodológicos da Geografia.Mílton Santos - 1988 - São Paulo: Edusp. Edited by Denise Elias.
    Milton Santos concebeu este livro, em colaboração de Denise Elias, com o objetivo de debater algumas realidades do presente e os conceitos delas resultantes. Para isso, procura situar a geografia no contexto do mundo nos dois capítulos iniciais do livro, buscando nos demais rediscutir categorias tradicionais e sugerir algumas linhas de reflexão metodológica, tomando como ponto de partida as 'Metamorfoses do espaço habitado'.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  12
    Trançados e letramentos : relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES.Aline F. R. Elisiário Tupinikim, Edinalva F. Rodriguês Tupinikim, Joselda C. Passos Tupinikim, Larissa D. Florêncio Tupinikim & Luzia F. Rodrigues Tupinikim - 2018 - Odeere 3 (5):223.
    O presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    Cosas recogidas y cosas vistas en la pintura filosófica de la Ciencia Nueva de Vico.Vladimir Chaves dos Santos - forthcoming - Cuadernos Sobre Vico.
    A través del método etimológico de Vico es posible ver relaciones entre un enfoque materialista y los temas de la infancia y el mundo primitivo, lo que implica un interés por cuestiones históricas vinculadas al mundo agrícola y religioso de los orígenes y cuestiones cognitivas vinculadas a las relaciones entre tacto, visión e intelecto. La etimología de cogitare como “recoger” y de intelligere como “leer” proporciona las bases para una teoría de la cognición decididamente aplicada a la Dipintura de la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Algumas observações introdutórias sobre o princípio de veritação.César Schirmer dos Santos - 2016 - Principia: An International Journal of Epistemology 20 (2):201-214.
    The truth-making principle is one of the main subjects in contemporary meta- physics, and this paper is an elementar exposition of the main issues of the on-going debate. I will proceed as follows. First, I will expose the basics, including the principle’s range, the main kinds of truth-making, the main interpretations of the principle, and some applications. Second, I will expose some technical issues about ontological commitment, reification, necessity, reality, and truth.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    A essência e finalidade da educação cristã Patrística.Levi Leonido Fernandes da Silva, João Rodrigues & Elsa Morgado - 2023 - Horizonte 21 (64):206211-206211.
    Nesta investigação pretendemos captar o papel que a pregação cristã desempenhou, ao longo do período da patrística, na difusão do Evangelho. Na continuidade da evangelização levada a cabo pelos Apóstolos, os Padres da Igreja assumiram a herança do imperativo missionário, dado por Cristo: o catecumenato se cristaliza como instituição eclesial na Igreja do séc. III (_Katecumenoi_ no oriente, e _audientes_ no ocidente), mas recebe a herança de um processo de evangelização cujas raízes se estendem não só à missão levada a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  62
    Organizational and Job Resources on Employees’ Job Insecurity During the First Wave of COVID-19: The Mediating Effect of Work Engagement.Joana Vieira dos Santos, Sónia P. Gonçalves, Isabel S. Silva, Ana Veloso, Rita Moura & Catarina Brandão - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    The world of work has been severely affected by the COVID-19 pandemic due to the high instability observed in the labor market, bringing several new challenges for leaders and employees. The present study aims to analyze the role of organizational and job resources in predicting employees’ job insecurity during the first wave of the COVID-19 outbreak, through the mediating role of work engagement. A sample of 207 Portuguese employees participated, of which 64.7% were women. Data was collected using an online (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  8
    Quine E a teoria da verdade deflacionária.Daniel Ramos do Santos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):01-09.
    O objetivo deste artigo será o de tentar verificar qual a relação de Willard Van Orman Quine com a teoria deflacionária da verdade. Para tanto, começaremos com o exame dos portadores de verdade, com a intenção de saber a opinião de Quine sobre qual, dentre outros, seria o verdadeiro portador ou veículo da verdade, ou seja, saber, segundo Quine, de que dizemos ser verdadeiro ou falso. Reduziremos nosso exame a sentenças e proposições, e uma vez identificado o portador de verdade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  5
    Être soi-même avec les autres: ipséité et altérité chez Heidegger.Reinan Ramos dos Santos - 2023 - Paris: L'Harmattan.
    Comment Martin Heidegger (1889-1976) a-t-il conçu notre relation avec l'altérité? Il s'agit d'abord de retracer l'apparition de cette question chez Heidegger et la manière dont il a pensé le rapport du soi aux autres à travers une analyse de ses cours de jeunesse. À cette époque, il avance une nouvelle conception du phénomène intersubjectif qui rivalise d'inventivité avec celle de Husserl. Pour Heidegger, l'intersubjectivité n'est pas extérieure, mais constitutive des sujets. Le sujet humain n'est plus compris comme une entité close (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  62
    Belief, Knowledge and Understanding.Frederik Moreira-dos-Santos & Charbel N. El-Hani - 2017 - Science & Education 26 (3-4):215-245.
    This article discusses how to deal with the relations between different cultural perspectives in classrooms, based on a proposal for considering understanding and knowledge as goals of science education, inspired by Dewey’s naturalistic humanism. It thus combines educational and philosophical interests. In educational terms, our concerns relate to how science teachers position themselves in multicultural classrooms. In philosophical terms, we are interested in discussing the relations between belief, understanding, and knowledge under the light of Dewey’s philosophy. We present a synthesis (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  45.  14
    Giovanni Pico della Mirandola, Acerca do Ente e do Uno (De Ente et Uno).Leonel Ribeiro dos Santos & Giovanni Pico Della Mirandola - 2022 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 30 (1):91-133.
    We propose here the first translation into Portuguese of Giovanni Pico della Mirandola’s small treatise De Ente et Uno (1491). The translation is preceded by a brief presentation in which the work is contextualized within the scope of the thought of its young author and in the Florentine philosophical environment of the end of the Quattrocento. In the aftermath of the controversies between defenders of Plato and defenders of Aristotle, a quarrel brought by Greek and Byzantine intellectuals into Italy, who (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    Is this a violation? Learning and understanding norm violations in online communities.Thiago Freitas dos Santos, Nardine Osman & Marco Schorlemmer - 2024 - Artificial Intelligence 327 (C):104058.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Enculturation and the historical origins of number words and concepts.César Frederico dos Santos - 2021 - Synthese 199 (3-4):9257-9287.
    In the literature on enculturation—the thesis according to which higher cognitive capacities result from transformations in the brain driven by culture—numerical cognition is often cited as an example. A consequence of the enculturation account for numerical cognition is that individuals cannot acquire numerical competence if a symbolic system for numbers is not available in their cultural environment. This poses a problem for the explanation of the historical origins of numerical concepts and symbols. When a numeral system had not been created (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  48.  62
    Hermeneutics.Fernanda Barbosa dos Santos - 2008 - Proceedings of the Xxii World Congress of Philosophy 35:43-48.
    The article reflects on the symbolic forms of domination developed in the social environment and the real games of power that they are hidden behind the representations in nowadays. It approaches the relation that the medias has in the representation context, being an instrument of domination for the processes ofconstruction of the important meanings for the structure of a society. The study calls the attention for the problematic theoretician presented for the philosopher Pierre Bourdieu, writing on the agent and society, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  16
    Estética orteguiana: raízes kantianas.Maria João dos Santos das Neves - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):95.
    Ortega y Gasset enriqueceu os seus estudos na Alemanha entre 1905 e 1908, nas cidades de Leipzig, Berlim e Marburgo, tendo sido aqui discípulo do neokantiano HermannCohen. Tomando essa circunstância como ponto de partida, propõe-se, neste artigo,levar a cabo uma indagação sobre as ideias estéticas de Ortega, contrastando com os fundamentos das fontes kantianas ou neokantianas da sua formação universitária alemã,traçar uma linha que permita demarcar claramente até onde Ortega segue Kant e onde,pelo contrário, o filósofo espanhol trilha o seu (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  22
    Memórias de devoção e saberes ancestrais afrodiaspóricos: A Irmandade de São Benedito da Casa Verde, São Paulo.Bruno Garcia dos Santos & Amailton Magno Azevedo - 2018 - Odeere 3 (6):198.
    Mesmo diante do violento processo de desterritorialização vivido pelas inúmeras comunidades africanas no contexto da dominação colonial europeia, práticas e saberes ancestrais foram ressignificados e reelaborados de forma a impregnar o tecido social das culturas negras das Américas. Nesta perspectiva, este artigo insere-se em um conjunto de reflexões que visam exaltar a importância da preservação de memórias afrodiaspóricas no Brasil. Para tanto, particulariza-se um território negro no município de São Paulo, o bairro da Casa Verde na zona norte da cidade. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000